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Indicações de que o RPA será o futuro das empresas

Em um cenário no qual a jornada da transformação digital vem gerando verdadeiras revoluções nos negócios, as empresas estão se reorganizando e buscando novas maneiras para alavancar seus resultados. A emergente tecnologia chamada Robotic Process Automation (RPA) vem ganhando espaço pelos diferentes ganhos que traz para as empresas e profissionais, impulsionando a produtividade e aumentando a competitividade com a inserção de robôs nas rotinas de trabalho. 

A robotização de processos ou o software robô promove a realização de tarefas repetitivas baseadas em regras, e consegue ampliar significativamente a eficiência operacional e melhorar a produtividade, permitindo que as empresas façam o mesmo trabalho até 2,5 vezes mais rápido que antes, assim investe menos recursos e libera os colaboradores para tarefas de maior valor. Desta forma, a solução de negócio RPA reduz possíveis erros manuais, inatividade, custos, tempo, esforços, além de otimizar a gestão e a governança dos processos.

Aplicações do RPA

Dependendo do negócio, as vantagens do RPA podem ser significativas. Portanto, não é surpresa que empresas de todos os setores estejam fazendo uso dessa tecnologia. Mas quais são alguns dos casos de uso específicos da indústria para RPA? Aqui, listamos aplicações importantes da indústria:

  • Varejo

O setor de varejo envolve muitos processos que são primordiais para automação. No comércio eletrônico, por exemplo, as empresas podem usar o RPA para gerenciar os status de pedidos e remessas em constante mudança, atualizando os clientes quando seus itens tiverem sido processados até a entrega esperada. Além disso, o RPA pode ser usado com grande efeito na medição de varejo.

  • Bancário

Apesar das recentes inovações digitais, o setor bancário ainda é conhecido por seus longos processos em torno da entrada e troca de informações. Isso torna o território bancário ideal para a implementação do RPA. No setor bancário voltado para o cliente, o RPA pode ser usado para confirmar compromissos com os clientes, obter suas informações de sistemas de CRM e – usando algoritmos de aprendizado de máquina – sugerir quais produtos financeiros são mais provavelmente do seu interesse. Também pode ser revolucionário em processos como solicitações e aprovação de empréstimos, reduzindo drasticamente o tempo que leva para os clientes receberem uma decisão sobre sua solicitação.

  • Seguro

Processos de sinistros demorados e de várias etapas e fluxos de trabalho com muitos documentos tornam o setor de seguros um caso de uso principal para RPA. Seja a emissão de apólices ou renovações, subscrição, processamento de sinistros ou mesmo apenas gerenciamento de relatórios de fim de mês, uma série de informações de diferentes fontes deve ser compilada e classificada para a maioria das operações neste setor.

  • Recursos Humanos

Embora não seja estritamente um setor por si só, o RH é uma característica permanente de todas as empresas. Quanto mais uma empresa cresce, maior se torna seu departamento de RH e mais processos existem para serem gerenciados por seus funcionários. Tarefas como recrutamento, verificação de funcionários e processamento de ausências de funcionários ou pedidos de reembolso de despesas são trabalhos repetitivos e demorados, que muitas vezes ainda dependem de documentação física. Automatizar essas tarefas com o RPA libera os funcionários de RH dessas tarefas, ao mesmo tempo que melhora a precisão e as taxas de eficiência do departamento.

Indicações de que o RPA será o futuro das empresas

  • O investimento na tecnologia aumentará

Oitenta e seis por cento dos entrevistados em um estudo da Forrester Consulting citaram que melhorar a experiência do cliente é uma prioridade de negócios que sua organização adotará nos próximos 12 meses. A automação permitirá que as empresas prestem melhores serviços aos seus clientes, o que gerará conversões e receitas. Além disso, a automação também permite que as empresas reduzam custos, se diferenciem no mercado e melhorem a experiência dos funcionários – todas as principais prioridades para os entrevistados. Por esses motivos, 66% das empresas nesse estudo aumentarão os gastos com software RPA em pelo menos 5% nos próximos 12 meses.

  • A automação afetará as funções de maneiras diferentes

Em 2030, alguns empregos serão canibalizados, alguns serão criados, outros serão transformados – mas apenas alguns permanecerão intocados. Para vencer no futuro do trabalho, as empresas precisam planejar a interrupção da automação em cada função e nível de trabalho.

  • A educação em automação no trabalho aumentará as perspectivas de carreira

Quando as empresas investem em automação, também devem investir na educação dos funcionários. Treinar funcionários, fornecer-lhes cursos profissionalizantes ou incentivá-los a buscar qualificações digitais permite que eles superem os medos em torno da automação e a adotem como um ativo que aumenta a produtividade.

Afinal, por que o RPA?

O RPA aplica recursos de IA e aprendizado de máquina para realizar uma tarefa repetível que antes exigia que humanos realizassem. As empresas estão constantemente procurando novos avanços tecnológicos para adotar e obter uma vantagem sobre seus concorrentes no mercado. É preciso adotar novas tecnologias para ultrapassar o “lag da inovação” e, considerando os benefícios comerciais, o RPA é, com certeza, uma delas.

Além da inovação e do avanço tecnológico, você pode usar a automação para economizar gastos com negócios em sua empresa e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência ao automatizar tarefas rotineiras e repetitivas em sua empresa.

O RPA pode ajudá-lo a economizar dinheiro comercial por meio de algoritmos de automação para tarefas repetitivas, como classificação de e-mails, reconhecimento de leads em potencial, registro de entradas, etc. E não apenas tarefas repetitivas! A implementação avançada de RPA, como reconhecimento inteligente de documentos, Web Scrapping, etc., pode ajudá-lo a economizar muito dinheiro para o seu negócio e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência do usuário final.