Com a chegada do novo Coronavírus muitas empresas precisaram se adaptar e aderir a rotina de Home Office para seus colaboradores, com isso, muitos problemas relacionados aos ruídos de fundo começaram a aparecer.
Sim! Vai me dizer que após março de 2020 você nunca foi interrompido numa reunião por um barulho de moto, cachorro latindo ou até mesmo crianças brincando e TV ligada, se você já passou por isso então continue lendo sobre essa nova tecnologia que promete acabar com esses problemas!
O Microsoft Teams oficializou um recurso que promove a redução de ruídos em videochamadas por meio da inteligência artificial (IA). A função já vinha sendo testada desde abril deste ano, pouco depois do início da pandemia de coronavírus (Sars-Cov-2). A grosso modo, a novidade usa IA para identificar os sons da chamada, diferenciando o que é voz e o que é “barulho”, suprimindo os sons a fim de deixar a conferência mais limpa.
Normalmente, apps de videochamadas já contam com recursos embutidos de filtragem de sons, mas funcionam majoritariamente com ruídos fixos (o som de um ventilador girando, ou o ar-condicionado circulando o ar, por exemplo). O que o Microsoft Teams faz é adotar o mesmo sistema inteligente para filtrar sons que não são constantes – pense em uma campainha tocando, abrir uma embalagem de alguma comida, digitar no teclado ou cães latindo.
Teams agora reduz mais de 150 ruídos
No que tange aos barulhos testados, a Microsoft empregou amostras públicas de mais de 150 tipos de sons, como descargas no banheiro, roncos de alguém dormindo e outros exemplos. A empresa destacou que uma parte importante do trabalho envolveu ensinar o sistema a não reconhecer barulhos emocionais, como risadas e choros, como “barulho”, a fim de que estes não fossem acidentalmente silenciados numa reunião de vídeo.
Finalmente, o ambiente onde os sons foram aplicados também tornou-se importante: ao todo, foram mais de 3 mil ambientes reais e 115 mil salas sintéticas, com acústicas variadas para treinar também a capacidade auditiva do modelo de IA.
Teams e a COVID-19
Jared Spataro, vice-presidente corporativo de Microsoft 365, disse acreditar que o momento que vivemos, de recomendação para que a população fique em casa para evitar que o novo coronavírus causados da COVID-19 se espalhe ainda mais, “será uma virada no jogo para a maneira como as pessoas trabalham e aprendem”. De acordo com o executivo, o aumento no número de usuários da ferramenta aumentou consideravelmente nos locais onde o surto está pior.
Uma amostra do crescimento no uso do serviço são os números da própria Microsoft: até 11 de março, eram 32 milhões de usuários por dia na plataforma. Em 18 de março, a empresa já registrava 44 milhões.
O Teams faz parte da assinatura do Office 365 e também pode ser utilizado gratuitamente com algumas limitações.
Definir o nível de supressão de ruído
Você pode alterar essa configuração a qualquer momento. Após a alteração, a configuração passará para a próxima reunião ou chamada.
Para afetar o nível de supressão de ruído de uma reunião em que você está, use o segundo procedimento.
Na janela principal do teams
Selecione a imagem do seu perfil na parte superior direita do Teams e, em seguida, selecione configurações.
Selecione dispositivos à esquerda e, em supressão de ruído, selecione uma opção.
Opção de supressão de ruído da janela do teams
- Automático (padrão), o aplicativo Teams decide o melhor nível de supressão de ruído com base no ruído local.
- Alta, supressão de todo o som de fundo que não seja de fala.
Observações:
- Para esta opção, o processador do computador deve oferecer suporte a Advanced vetor Extensions 2 (AVX2).
- Esta opção não estará disponível no momento se a reunião ou a chamada estiver sendo gravada ou se a legenda ao vivo estiver ativada.
- Habilitar essa opção usa mais recursos do computador.
- Suprime baixos níveis baixos de ruído de fundo persistente, como um ventilador do computador ou um ar condicionado. Use esta configuração para reproduzir música.
- Desativar a supressão de ruído está desabilitada. Use essa configuração para microfones de alta fidelidade em ambientes com baixo ruído.
Em uma janela de reunião
Selecione mais opções nos controles da reunião e selecione configurações do dispositivo.
Em supressão de ruído, selecione uma opção. (Veja a etapa 2 acima para ver descrições de opções.)
A novidade já foi aplicada ao Microsoft Teams, tanto no app dedicado como na interface web. A atualização está sendo disponibilizada via servidor, então pode levar um tempo até que ela apareça para todos os usuários e em todos os idiomas.