Estamos vivendo um novo normal, novos tempos que foram impostos pela pandemia do novo coronavírus, e neste período as empresas precisaram se reorganizar para manter as contas em dia, e algumas tecnologias como o VoIP, podem ajudar a salvar empresas inteiras de um colapso financeiro impulsionado pela crise.
Além das soluções de colaboração que melhoram a produtividade interna, a utilização de telefonia empresarial usando VoIP faz com que os negócios tenham baixo custo com comunicação. Isso é primordial para pequenas e médias empresas, que têm recursos financeiros mais restritos.
Continue lendo e veja como a telefonia VoIP vem ajudando empresas neste período de pandemia e continuará ajudando na redução de custos.
O que é Voip?
Voip é a abreviação de Voice Over Internet Protocol, que em português significa Voz sobre protocolo de Internet, também é conhecido por Voz sobre IP ou telefonia IP.
Fazendo uso da internet, o custo das ligações é significativamente inferior ao cobrado pelas empresas de telefonia convencionais. Cada pacote é rotulado com o seu endereço de destino (a pessoa que você está chamando) e move-se através da Internet, da mesma forma como páginas da web e downloads de arquivos.
Quando chega ao seu destino, os pacotes são reagrupados e convertidos novamente em ondas sonoras, quando você tem este processo acontecendo simultaneamente em duas direções, você tem uma chamada telefônica.
Como usar a telefonia Voip?
Para fazer o uso da telefonia Voip é necessário ter acesso à internet banda larga, via cabo ou a rádio, e um dispositivo feito especialmente para o uso dessa tecnologia.
Resumidamente demonstramos isso na imagem abaixo, você tem 5 opções, ou alternativas diferentes para usar.
PABX
A telefonia VoIP otimiza os processos de comunicação empresarial ao permitir a adição de recursos interessantes, como PABX Virtual. Esse sistema funciona como uma central telefônica, unificando ramais da organização e eliminando a necessidade de múltiplas linhas.
Ele também reduz os custos de ligações de DDD e DDI e realiza o redirecionamento de uma chamada para qualquer ramal ou celular, melhorando o atendimento ao cliente.
Por este motivo, o PABX é um complemento à telefonia empresarial usando VoIP, especialmente importante para pequenas empresas que não dependem tanto de telefonia. Em outras palavras, esse sistema torna a oferta de serviços de comunicação mais elaborada, além de proporcionar uma rede mais sólida.
Como reduzir custos com VoIP
A telefonia IP, por ser baseada na internet, dispensa a conexão física à rede de uma operadora convencional. Por meio de um link de dados, os negócios passam a ter uma série de alternativas, como:
- Comunicação via link de dados entre matriz e filiais;
- Criação de ramais internos acessados pela internet por meio do uso de softphones em notebooks, tablets ou smartphones;
- Criação de números locais em localidades remotas, ou seja, entre filiais de qualquer lugar ou região, mesmo sem a presença de escritório físico no local.
Todas essas alternativas contribuem para a redução de custos operacionais de um negócio. Especificamente sobre a economia com telefonia tradicional, mas ainda há outros fatores que podem promover a telefonia VoIP ainda mais. Por exemplo, o gestor pode direcionar chamadas fixas para a operadora convencional PSTN, mas direcionar as chamadas DDD e móvel para uma operadora IP, e essa flexibilidade também é uma forma de economizar.
Outro ponto interessante é a ausência de contratos de longo prazo com as operadoras convencionais de telefonia tradicional. Com o VoIP, a empresa paga somente pela utilização, não estando vinculada a um contrato longo.
Estima-se que a redução de custos com telefonia pode atingir até 70% em alguns casos, motivo pelo qual se fala em investimento, não gasto como VoIP.
E ela ocorre por alguns motivos:
- O direcionamento das ligações pode ser feito para operadoras com preços mais competitivos;
- Existe a possibilidade de realizar ligações gratuitas entre os ramais de suas filiais por meio de recursos da Internet;
- Seja para telefones fixos ou móveis, há redução de custo nas ligações DDD e DDI.
Leia também: Por que integrar o Microsoft Teams à sua central telefônica?
É possível gastar menos com telefonia empresarial usando VoIP?
Sem dúvidas a resposta é, SIM!
O gestor só precisa contar com uma empresa especializada em VoIP para ajudá-lo a encontrar as melhores soluções de telefonia e tecnologia para seu negócio, e a VDS pode te ajudar ainda hoje!