O autoatendimento pode destacar sua empresa dos seus concorrentes, com a facilidade do celular, tudo é respondido muito rápido e com poucos cliques. E isso faz com que seus clientes busquem respostas para ontem.
Quando falamos de atendimento, isso também se aplica. Mas ter mais rapidez e agilidade no atendimento não é difícil… basta sua empresa investir em autoatendimento!
O que é Autoatendimento?
Autoatendimento, ou atendimento inteligente, é um modelo de assistência em que o próprio cliente soluciona suas dores e/ou solicitações, sem a ajuda de terceiros.
Este tipo de atendimento tem sido cada vez mais presentes no ecossistema empresarial, já que é uma forma de melhorar o suporte ao cliente, otimizar processos e reduzir custos.
Um exemplo de autoatendimento que está muito presente no dia a dia de todos, são os caixas eletrônicos. Outros exemplos são os FAQs, chatbots, comunidades e fóruns e URA.
Benefícios do autoatendimento
Existem vários benefícios, e alguns podem ser encontrados em diferentes momentos pelas empresas que usam este tipo de atendimento.
Mas dentre os benefícios do autoatendimento, podemos destacar:
Aumento da satisfação do cliente
O autoatendimento para o cliente é excelente, uma vez que ele consegue resolver suas pendências de forma independente e quase imediata.
Assim, a experiência do cliente com a empresa tende a ser muito melhor, porque a assistência é mais rápida e fácil. Além de reduzir o tempo médio de atendimento.
Como abordado no início deste artigo, os consumidores estão cada vez mais acelerados e impacientes. Portanto, ter um modelo de autoatendimento é uma forma de entregar autonomia aos clientes, para que eles possam tirar dúvidas a qualquer momento, sem a necessidade de esperar para ser atendido.
Disponibilidade 24h
O atendimento inteligente possibilita que a empresa esteja online 24h por dia e 7 dias por semana. Ou seja, independente de horário e dia da semana, o consumidor pode tirar dúvidas e resolver suas demandas.
Dessa forma, a equipe de atendimento pode ficar despreocupada em finais de semana e feriados, pois haverá a certeza de que o cliente terá todo suporte necessário para solucionar problemas, sem haver a necessidade de aguardar até o próximo dia útil.
Otimização do trabalho
A otimização do trabalho é um ótimo benefício que o autoatendimento proporciona. Desse modo, é possível deixar a equipe de suporte e atendimento focada em demandas e chamados mais complexos.
Em outra situação, o autoatendimento possibilita a realização de uma etapa de triagem. Assim, é mais fácil identificar a necessidade do cliente e encaminhá-lo mais rápido para o setor que pode solucionar o problema.
Aumento na retenção de clientes
O atendimento automático permite que a empresa tenha uma interação mais eficaz com os clientes, já que o atendimento não fica offline.
Este tipo de interação, somada a todas as outras vantagens citadas anteriormente, tornam a experiência do cliente mais positiva, o que pode aumentar a retenção de clientes.
Ou seja, com o autoatendimento, a empresa não sofrerá perda de consumidores por falta de atendentes, e os clientes ficarão satisfeitos em serem sempre atendidos.
Diversidade de canais
Um dos grandes diferenciais do autoatendimento é a possibilidade de atuação em diversos canais e plataformas distintas. Ou seja, como citado anteriormente, o autoatendimento é omnichannel.
Isso significa que é possível implantar um atendimento inteligente, personalizado e de qualidade em, praticamente, todos os meios de comunicação empresarial, como telefone, SMS, aplicativo, site, Facebook, Instagram, entre outros.
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