VDS

O que é CIO de uma empresa? Entenda as 5 principais funções do Diretor de TI

O que é CIO de uma empresa? O Chief Information Officer, ou Diretor de TI, é o profissional responsável pela área de Tecnologia da Informação. Sua principal função tem como objetivo adaptar os processos das organizações para as inovações do mercado e rápidos avanços tecnológicos.

Por ser um líder do setor de TI, o CIO trabalha com decisões baseadas em dados, informações, métricas e indicadores de performance.

O que é CIO?

O CIO, ou Chief Information Officer, é o Chefe ou Diretor de Tecnologia da Informação, responsável por toda a área de TI de uma empresa. Seu objetivo é garantir o acesso às melhores e mais atuais tecnologias para tornar os sistemas da empresa cada vez mais produtivos e eficientes.

Seu papel é fundamental em tempos de digitalização e automação de processos por meio da tecnologia. Cabe ao Diretor de TI traçar estratégias para recursos e aplicações tecnológicas a fim de alcançar os resultados e objetivos da empresa.

Aliás, o CIO também está no alinhamento estratégico da governança de TI e inovação. Ele deve definir as estratégias a longo prazo e determinar a visão política, de normas e procedimentos da organização.

Na prática, o CIO se encarrega de implementar e supervisionar tarefas, como:

  • produtos e serviços de TI (hardwares e softwares);
  • processamento e armazenamento de dados;
  • desenvolvimento de políticas de uso de dados;
  • construção ou aquisição de sistemas de apoio ao negócio;
  • criação de métricas e apuração dos resultados de performance;
  • padronização e integração dos processos da organização, como a comunicação interna.

Agora vamos entender quais são as principais funções de um CIO? 

O que faz um CIO de uma empresa?

Relacionadas a decisões estratégicas com o objetivo de assegurar que projetos sejam entregues conforme o planejamento e com um compromisso com a inovação, o dever do CIO é direcionar os esforços da equipe de TI com suas visões voltadas aos novos recursos tecnológicos, sistemas internos e externos, além de tecnologias disruptivas.

1. Administrar recursos de TI

A administração de todo orçamento e recursos direcionados ao setor de TI, ou seja, os investimentos em infraestrutura, ferramentas e colaboradores estão nas mãos deste profissional.

Por exemplo, se um software de CRM – Customer Relationship Management é a melhor escolha para otimizar o suporte e atendimento ao cliente, cabe ao CIO garantir o acesso da equipe a uma plataforma de CRM aberta e flexível.

Ou, então, se a eficiência é um ponto importante de sua gestão, a utilização de ferramentas de produtividade podem ser levadas em consideração. O mesmo vale para outros objetivos, como redução de custos, gerenciamento de riscos, segurança de dados etc.

2. Gerenciar projetos de tecnologia

Diretor de TI deve gerenciar e supervisionar todos os projetos e novas estratégias para que aconteçam conforme o planejamento. Como dissemos anteriormente, todas as suas decisões devem ser baseadas em dados e métricas, e não achismos.

Se um dos projetos é melhorar a comunicação interna da equipe com a tecnologia, seu trabalho é encontrar e comprovar a forma ideal de alcançar esse objetivo.

Pode ser por meio de ferramentas existentes no mercado compatíveis com o cenário da organização ou outras soluções, por exemplo.

3. Delegar funções na área de TI

O diretor de TI delega tarefas, orienta e supervisiona a equipe de TI, como operadores e analistas da Tecnologia da Informação. 

Sendo um líder em sua área, o CIO de uma empresa deve estar sempre por dentro do desempenho de sua equipe para se certificar que tudo seja executado conforme o planejado.

Aliás, por se tratar de um cargo de liderança, algumas habilidades são essenciais para um bom CIO, como:

  • excelente comunicação para lidar tanto com o alto escalão quanto sua equipe;
  • compromisso com a inovação a fim de estar atualizado com as novas tecnologias;
  • visão analítica para observar os fatos por uma perspectiva baseada em dados e informações;
  • entre outras softs skills.

4. Otimizar processos e recursos tecnológicos

Uma das principais funções de um CIO de uma empresa é aumentar o desempenho operacional por meio de estratégias inovadoras, contratações ou aquisição de recursos tecnológicos.

Isto é, ele deve aproveitar todo o potencial da área da Tecnologia da Informação em busca de resultados e soluções aprimoradas.

O Diretor de TI tem a função de ajudar a organização a alcançar o máximo de aproveitamento, produtividade e eficiência com a assistência da tecnologia.

Segundo a Gartner CIO Survey 2018, 68% dos CIOs veem a otimização da excelência operacional e 58% a agilidade da empresa como um objetivo profissional. São objetivos não relacionados à área de TI em si, mas que são possíveis com a utilização da tecnologia. 

5. Analisar informações e monitorar dados 

O monitoramento de KPIs (indicadores de desempenho) é outra das principais funções de um CIO. Um departamento de TI de sucesso deve estabelecer, acompanhar e avaliar o desempenho e dados da empresa ao longo do tempo.

Ao analisar as informações e métricas, é possível avaliar a evolução da empresa e tomar as melhores decisões em relação aos recursos de TI e a produtividade da própria equipe em si.

Alguns dos indicadores de desempenho de TI mais importantes, são:

  • número de tickets abertos;
  • custo por ticket;
  • tempo médio de atendimento;
  • first call resolution (FCR);
  • SLA de atendimento;
  • tempo de desenvolvimento de projetos.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é CIO, certamente notou como a área de Tecnologia da Informação oferece as melhores oportunidades de mudanças quando o assunto é a experiência do cliente. 

Com uma base de dados sólida, os líderes e diretores de TI devem se esforçar para criar atendimentos personalizados de acordo com as necessidades dos clientes.

Isso só é possível graças às inovações digitais e uma abordagem de TI que coloca o cliente em primeiro lugar. Logo, usar o poder da tecnologia com ferramentas de atendimento omnichannel, por exemplo, é um enorme passo rumo ao futuro.