Um serviço de atendimento automatizado funciona por meio de tecnologia para responder aos consumidores de uma empresa com velocidade, assertividade e qualidade.
O objetivo dessa solução é melhorar a experiência do cliente ao reduzir o tempo que ele espera para ser atendido.
Vamos falar sobre o que é atendimento automatizado e como automatizar uma empresa. Confira!
O que é serviço de atendimento automatizado?
Sem dúvida uma das principais vantagens do serviço de atendimento automatizado é a velocidade com a qual o cliente passa a ser atendido dentro de uma empresa.
Essa vantagem se multiplica em muitas outras, principalmente, para a empresa. Por exemplo: quando uma empresa oferece atendimento rápido e eficiente para seus consumidores, ela está investindo na experiência do cliente e, principalmente, na satisfação desse cliente.
Um aumento de 5% na retenção de clientes pode elevar os lucros do negócio entre 25% e 125%, logo, um atendimento automatizado também contribui para que sua empresa tenha melhores resultados financeiros!
Outras vantagens de aprender como automatizar uma empresa são:
- otimização de tempo,
- solução imediata da demanda do cliente,
- redução da fila de espera para falar com atendente,
- redução de custo operacional do setor,
- capacidade de oferecer atendimento 24 horas nos 7 dias da semana,
- redução do tempo médio de atendimento ao cliente,
- melhor experiência do cliente,
- aumento de produtividade dos profissionais de atendimento,
- redução de erros,
- melhora o desempenho dos profissionais, e mais.
Como dissemos, investir em um serviço de atendimento automatizado pode trazer muitos benefícios para os dois lados, clientes e empresas.
Mas, afinal, o que é serviço de atendimento automatizado?
Um serviço de atendimento automatizado é um método de atendimento baseado em suporte tecnológico, que permite a comunicação entre empresa e cliente sem a presença de um atendente humano.
Por meio de ferramentas de automação de atendimento, as respostas aos clientes são oferecidas de maneira automática, sem a necessidade de intervenção humana, geralmente, mas não exclusivamente, por meio de inteligências artificiais, padrões pré-estabelecidos, e outros tipos de recursos.
Com essa tecnologia, o cliente passa a ser atendido imediatamente, sem a necessidade de esperar na fila para solicitar suporte, e pode resolver suas demandas desde as mais simples às mais complexas. Esse nível de dificuldade é definido de acordo com o avanço da tecnologia usada pela empresa.
Chatbots com inteligência artificial são capazes de compreender a linguagem natural humana e aprender a cada interação, se tornando capazes de resolver até mesmo problemas complexos.
Já canais de automação de atendimento que não lidam com inteligências artificiais, podem resolver problemas mais simples, atendendo aos suportes ou transferindo o contato para um profissional humano.
Você já usa alguma dessas ferramentas na sua empresa?
Conte com a VDS Tecnologia para implantar o atendimento automatizado na sua área de atendimento e/ou suporte ao cliente.