Para começar, nós já entendemos o que é a governança de TI e seu papel. Ela atua muito mais estrategicamente dentro da empresa e possui uma visão mais política, de normas e procedimentos que atuam no coração de uma organização.
Então, apesar de serem parecidas, há diferenças cruciais entre a gestão e a governança de TI.
Já a gestão de TI vai estar focada em colocar em prática tudo que a governança de TI determinar e que outros setores necessitem. A governança é estratégica e envolve toda a empresa, já a gestão é prática.
A gestão é subordinada da governança de TI e tem como principais funções e atribuições:
- manter o desempenho das atividades da equipe de TI;
- atuar diretamente para implementar os 5 domínios da transformação digital;
- gerir os colaboradores da equipe;
- dividir as demandas;
- organizar o cumprimento de atividades e metas;
- acompanhar os principais indicadores de TI e seu desempenho.
Ela não se resume a simplesmente adotar as principais inovações tecnológicas, mas sim de provocar profundas mudanças na cultura organizacional que tem como objetivo solucionar problemas e melhorar o desempenho da empresa.
Por isso é fundamental compreender o que é a governança de TI e implementá-la, afinal, é ela quem terá esse papel estratégico de perceber como será possível colocar a transformação digital em prática.
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