O customer service fornece suporte por meio de informações, assistência e criação de um ambiente confiável para receber as eventuais dúvidas e reclamações dos clientes, independente se essa consulta é feita antes, durante ou depois da ação de compra.
Nos dias de hoje, sabemos que oferecer uma experiência positiva aos clientes garante uma grande vantagem competitiva no mercado.
Dessa maneira, o customer service demonstra ser um fator essencial para o sucesso ou fracasso de um negócio. Neste artigo vamos te explicar o porquê.
O que é Customer Service?
Em primeiro lugar, é necessário que você entenda que o customer service não é um suporte técnico.
Esse conceito é muito mais abrangente, ou seja, tem questões relacionadas ao atendimento de forma geral, além do modelo de SAC para reclamações.
Vamos à definição do termo: customer service é uma área da empresa cuja função é receber as chamadas relacionadas ao marketing, comercial, logísticas, além de demandas de todos os outros setores que, de alguma forma, fazem as vendas.
O customer service (CS) é um termo inglês que significa serviços prestados ao cliente. E quando bem estruturado e planejado, estipula metas e objetivos para cada etapa, o que torna o serviço de sua empresa mais eficiente.
Agora que você já sabe o significado desse termo, vamos entender um pouco mais como ele funciona, ok?
A seguir, eu vou contar para você como implementar um bom customer service e obter os melhores resultados.
Como implementar o customer service
A era digital e as constantes mudanças tecnológicas trazidas pela indústria 4.0 modificaram e muito a maneira como a sociedade consome. Dessa forma, é possível afirmar que vivemos em meio a cultura da experiência.
Você sabe o que significa a cultura da experiência?
Basicamente, a cultura da experiência do cliente é um conceito que mostra como os consumidores estão decidindo fazer suas compras a partir das inúmeras vantagens (experiências) que o produto pode gerar.
Esse tipo de comportamento é muito comum quando os assuntos são os produtos tecnológicos (como aparelho telefônico, por exemplo) e vestuários (roupas).
Dessa forma, o customer service se mostra mais eficiente quando o assunto for alcançar bons resultados e reter mais clientes.
Em primeiro lugar quero falar para você qual a melhor maneira de implementar as principais métricas para esse setor e em seguida te explicar a importância do desenvolvimento dessa área.
Qual a importância do Customer Service?
Após a aceleração da produção e as transformações tecnológicas, a forma de satisfazer o cliente mudou. Agora, o que realmente importa, mais do que o preço (acredite) é o quão útil a sua solução é para as necessidades do consumidor e qual experiência ela gera.
A primeira vantagem é o feedback positivo que um cliente satisfeito pode te dar. Isso ocorre porque a rede de comunicação entre um consumidor e outro pode ser muito mais efetiva que os próprios canais de comunicação da empresa.
Ou seja, o boca a boca segue como um dos indicadores de desempenho positivo de uma marca.
Além disso, um cliente que tem uma boa experiência com a empresa certamente não será só mais um comprador.
No mundo virtual, a influência de compra pode ser expressa em um novo modelo: a divulgação de marcas através dos digitais influencers, por exemplo.
Um influencer nada mais é do que uma pessoa que possui um número expressivo de seguidores e usa desse engajamento para divulgar eventuais empresas e produtos.
E o bacana desse movimento é que através dele é possível entender como as suas gestões/opiniões de terceiros impactam nas nossas decisões de compra.