VDS

Telefonia digital empresarial: como migrar? Quais as vantagens?

Migrar do sistema analógico para o digital não significa que você necessariamente tem que substituir completamente o seu sistema telefônico existente. Isso acontece graças aos gateways VoIP.

O que é a telefonia digital empresarial?

Entendemos como telefonia digital empresarial o sistema que permite que o sinal de voz viaje pela rede em um pacote de dados, ou seja, digitalmente.

Atualmente, os sistemas VoIP estão se tornando um espaço importante nesse universo. A implantação da Internet em todas as empresas e o aumento progressivo da largura de banda tornaram possível essa circunstância.

O processo de substituição e migração já está em andamento. A grande escalada da telefonia digital tem suas raízes nas diferentes vantagens que apresenta em comparação com a telefonia analógica ou convencional. Vamos nos concentrar em três delas.

Como migrar para a telefonia digital empresarial?

Migrar do sistema analógico para o digital não significa que você necessariamente tem que substituir completamente o seu sistema telefônico existente. Isso acontece graças aos gateways VoIP.

Gateways VoIP são realmente bastante simples. Pense neles como uma ponte entre o território IP e o mundo analógico.

Dependendo da origem do tráfego de voz, um gateway VoIP converterá em forma adequada para ser recebido pela rede destinada (IP ou analógica). Isso significa que os telefones analógicos podem ser integrados ao seu sistema VoIP.

Aplicações de gateway de VoIP

Basicamente, existem três aplicativos principais para um gateway VoIP. Eles também são os usos mais populares e comuns.

  • Conectividade VoIP para o seu sistema PABX analógico;
  • Utilizando terminais analógicos (telefones tradicionais) com o seu sistema VoIP;
  • Conectividade PSTN para seu sistema de telefonia VoIP.

Vantagens da telefonia digital empresarial

1. É mais barato

A telefonia analógica tem custos fixos que não existem na telefonia digital empresarial. O custo da chamada está associado ao seu funcionamento.

Quando pegamos o telefone e discamos um número, o sinal de chamada é enviado para a operadora que, por sua vez, tem que estabelecer a conexão entre o remetente e o destinatário usando vários interruptores. Quando a conexão se torna efetiva, o faturamento da chamada é iniciado.

Na telefonia digital, isso é resolvido quando a voz é digitalizada e transmitida junto com outras chamadas por meio de um cabo de fibra óptica. Apenas a última seção da conexão é dedicada para a chamada, o restante é compartilhado.

Daí a economia de custos para o fornecedor e, portanto, para o usuário final.  Do ponto de vista comercial, por exemplo, uma empresa que trabalha internacionalmente pode evitar os custos de roaming usando a infraestrutura de telefonia IP do país em que está localizada. A chave está na otimização de recursos e na menor manutenção deles.

2. Versatilidade da telefonia digital empresarial

Sistemas de telefonia digital, como o VoIP, permitem a instalação de linhas de forma rápida e a um custo menor do que em sistemas analógicos. Do ponto de vista comercial, é uma grande vantagem. Isso porque em épocas de maior carga de trabalho, é possível que linhas adicionais sejam necessárias para o atendimento ao cliente.

Após esse período de carga de trabalho, a linha não seria mais necessária, certo? Nesse ponto ela poderia ser desinstalada com a mesma agilidade com a qual ela foi implementada.

Por outro lado, em um escritório com vários terminais de computador e telefone, a instalação é menos complexa e cara. Isso porque no sistema de telefone digital, voz e dados viajam através das mesmas conexões. Os custos são reduzidos pela eliminação da fiação. Versatilidade é a chave.

3. De diferentes dispositivos

Hoje em dia é possível ligar pelo mesmo número / usuário através de diferentes dispositivos. Qualquer dispositivo com um processador, um sistema operacional e uma conexão com a Internet pode fazer uma chamada telefônica através da tecnologia VoIP.

A telefonia digital empresarial está definida para se tornar a próxima grande evolução no mercado de telecomunicações. E vai ser tanto do ponto de vista comercial quanto do usuário final.