Ontem dia 17/05 foi o dia Mundial das Telecomunicações, e o setor de Telecom é um exemplo claro de um setor para o qual a inovação é uma questão de vida ou morte. As mudanças acontecem de forma tão rápida quanto profunda.
Por isso, as telecomunicações são a base de um setor com crescimento acelerado. De acordo com a Insight Research, a receita de serviços de telecomunicações em todo o mundo aumentou de US $ 2,2 trilhões em 2015 para US $ 2,4 trilhões em 2019.
Devido à expressividade que estas tecnologias ganham a cada dia, é importante estar por dentro de tudo o que acontece neste mercado.
Afinal, já parou para pensar como teríamos enfrentado o período de isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19 em todo o mundo sem as telecomunicações?
No entanto, para que haja a telecomunicação é preciso que um aparelho emissor gere um sinal — faixas de tensões predeterminadas para representar os estados binários: 1 (presença de frequência) e 0 (ausência de frequência) — transmitidas por um circuito até chegar ao receptor, onde a mensagem é decodificada de forma inteligível.
Até que o sistema que conhecemos fosse possível, muitas evoluções ocorreram no setor de telecomunicação. As soluções mais atuais — ferramentas de telefonia, Internet Protocol (IP), televisão, plataformas diversas —, integram uma infraestrutura de TI útil para a alta conectividade organizacional, especialmente no contexto da transformação digital.
O que é um setor de telecomunicação?
O setor de telecomunicação é formado por três vertentes:
- Empresas com concessão para prestação de serviços — telefonia móvel e fixa, comunicação multimídia, radiodifusão e canais por assinatura —, e prestadores de serviço que dão suporte a essas empresas;
- Fornecedores de soluções e equipamentos;
- Empresas prestadoras de serviços de alto valor agregado;
Esses agentes atuam num mercado de alta demanda e em constante crescimento, mas com muitos desafios — elevada carga tributária e escassez de mão de obra qualificada, por exemplo, até o fornecimento ideal de produtos e serviços.
Segundo dados apurados pela Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações), em 2018 constavam registrados:
- 229,2 milhões de celulares;
- 38 milhões de telefones fixos;
- 31 milhões de assinantes de banda larga;
- 17,6 milhões de assinaturas de TV.
Quais são os principais segmentos da indústria de Telecom?
Vimos os três subsetores básicos da telecomunicação, e os principais segmentos desses subsetores incluem:
- Comunicações sem fio;
- Equipamentos de comunicação;
- Sistemas e produtos de processamento;
- Operadoras de longa distância;
- Serviços de telecomunicações domésticas;
- Serviços de telecomunicações internacionais;
- Serviços de comunicação diversificados.
A área de crescimento mais rápido do setor, é a comunicação sem fio, à medida que mais e mais métodos de comunicação e computação são desenvolvidos para dispositivos móveis e tecnologia baseada em nuvem o crescimento desse setor também é alavancado juntamente às novas tecnologias.
Esta parte da indústria é o alicerce previsto para a expansão global contínua do setor de telecomunicações.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para seus amigos!